Sucos de soja podem desgastar os dentes

01sucodesojaUm estudo realizado pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo aponta que os efeitos dos sucos de soja nos dentes podem ser tão erosivos quanto os de sucos industrializados de frutas mais ácidas, como a laranja e o limão.

 

Na análise, foi considerado o potencial erosivo da soja em forma de leite e suco. A conclusão foi que o desgaste dental pode ser impulsionado de duas formas. Uma delas é o desgaste mecânico, que ocorre com a escovação e com o próprio uso dos dentes. A outra é a erosão causada por substâncias ácidas presentes nos alimentos e bebidas, como sucos de laranja e limão, refrigerantes, isotônicos.

 

Para a nutricionista Érika Rodrigues, os resultados da pesquisa estão relacionados aos produtos existentes nos sucos de soja, e não à soja propriamente. “A soja possui pH 8, o que significa que é alcalina. Os sucos de fruta, por sua vez, têm pH 6. Quando adoçados, em produtos industrializados, chegam a três. Portanto, vê-se que o que aumenta a acidez é a quantidade de suco e açúcar e não a soja”, aponta.

 

Outra ressalva feita pela nutricionista é que os sucos de soja que consumimos cotidianamente podem ser erosivos aos dentes pelo fato de possuírem uma quantidade muito pequena de soja e um montante significativo de açúcares e conservantes. “A definição de néctar diz que pode haver de 20% a 30% de fruta e o restante de outros ingredientes”, diz Érika.

 

De qualquer forma, a nutricionista alerta para os riscos de uma dieta muito rica em alimentos ácidos, visto que eles já são potencialmente erosivos aos dentes. “Sabe-se que o consumo excessivo desses alimentos pode estar atrelado a doenças como diabetes e síndrome metabólica”, alerta.

 

Hora certa de escovar os dentes
A erosão, causada pela ingestão de alimentos e bebidas, pode ser aumentada com a escovação caso ela seja realizada imediatamente após as refeições. Isso acontece uma vez que a saliva não tem tempo de normalizar o pH, e a acidez é espalhada pelos dentes.

 

Maria Ângela Pita Sobral, orientadora do estudo, diz que a orientação dos profissionais atualmente é não escovar os dentes logo após a ingestão de uma bebida ácida justamente para proteger os dentes contra o desgaste da erosão.

Fonte: Terra

Copyright 2018. Todos os direitos reservados.