Mães preferem lenços fluoretados para higiene bucal de bebês

Escova de dentes, gaze umedecida ou lenços Oral Wipes? Qual seria a melhor forma de higienizar a boca do bebê depois da mamada? Esse foi o tema de uma pesquisa feita pela Faculdade de Odontologia da USP (FO/USP). Para tirar a dúvida, o estudo entregou a cada mãe uma escova dental (fase 1), lenços Oral Wipes (fase 2) e gaze umedecida (fase 3).

Embora todas as técnicas tenham se mostrado eficazes na remoção da placa dentária, a maioria das participantes, 48%, preferiram os lenços para fazer a higiene bucal infantil. Isso porque as mães acharam essa opção mais prática, já que basta colocar o lencinho no dedo e passar na gengiva do bebê.

Os 25 bebês que fizeram parte da pesquisa tinham alto risco de desenvolver cárie, uma vez que o aleitamento noturno era feito de maneira artificial, com uso de substâncias adoçadas e sem hábitos de higienização bucal noturna.

Cárie de mamadeira

A pesquisa alerta para a importância da prevenção da cárie dentária na primeira infância. É nessa idade que ocorrem as conhecidas cáries de mamadeira. Muitas vezes a mãe não sabe que há a possibilidade do bebê ter a doença. Assim, a criança não recebe higienização após tomar o leite, principalmente durante a noite ou de madrugada. É nesse momento que o leite fermenta na boca.

Segundo a dentista Luciana Saraiva, a cárie de mamadeira ocorre principalmente quando o bebê faz uso de mamadeira adoçada e quando o intervalo entre as mamadas não é controlado. “A mamadeira não pode ser usada como o paninho do bebê”, diz a especialista. Quando usada dessa forma, o carboidrato ficará sempre na boca e a saliva não consegue fazer seu papel de limpeza.

“O importante é que o bebê seja inserido logo cedo em um programa odontológico de acompanhamento que avaliará o risco à cárie e atuará para se correr o menor risco de aparecer as lesões”, alerta o odontopediatra José Eduardo de Oliveira Lima.

Fonte: Terra.

Copyright 2018. Todos os direitos reservados.