Amamentação contribui também para a saúde bucal dos bebês

amamentaçãoA maioria das mães já sabe que o leite é o alimento mais completo para o bebê e o quanto é importante amamentar para proteger a criança de inúmeras doenças. Uma boa parte delas também sabe que o processo de amamentação trás benefícios para as próprias mães, como a redução de peso após o parto e do risco de câncer de mama, para ficar nos exemplos mais comuns.

Também é importante ressaltar os benefícios para a saúde bucal da criança. Como todo bebê nasce com a mandíbula menor do que a maxila, a amamentação ajuda a alcançar o equilíbrio, já que durante a mamada ele faz importantes exercícios que estimulam o desenvolvimento de músculos e ossos.
A utilização da mamadeira diminui a estimulação porque torna a mamada mais fácil. Além disso, esse costume pode contribuir também para que o bebê rejeite o seio materno. O mesmo se aplica a chupeta. Porém, o modelo ortodôntico, utilizado com o monitoramento de profissional habilitado para treino de motricidade oral, pode beneficiar o bebê que tem dificuldade de sucção.
“A má posição da mandíbula pode causar problemas não só na disposição dos dentes, mas também na fala e respiração. Um mau posicionamento dental e ósseo pode levar a criança a respirar pela boca, evitando que o ar seja filtrado pelos pulmões como deveria e facilitando a entrada de uma maior quantidade de doenças”, explica o Dr. José Henrique de Oliveira.
Segundo ele, o paciente respirador bucal (aquele que respira pela boca) tende a ser uma criança mais cansada, pois a respiração fica dificultada, apresenta olheiras mais salientes e normalmente os dentes superiores estão mais para frente do que os demais. “Com a amamentação não conseguimos eliminar todas as doenças relacionadas ao mau posicionamento dental, mas podemos realizar uma prevenção bastante significativa”, garante.
Por tudo isso, é importante lembrar ainda que as (futuras) mães devem procurar sempre um cirurgião-dentista para que possam receber orientações adequadas de como realizar essa prevenção, mesmo que ainda esteja na época da gestação.
Fonte: SEGS

Copyright 2018. Todos os direitos reservados.