Alimentos que deixam dentes e gengivas saudáveis

vitamina

  • Vitamina C – A falta de vitamina C causa sangramento das gengivas e diminuição da massa óssea, o que a longo prazo pode levar a perda dos dentes. A dentista reforça que não se deve exagerar no consumo de alimentos muito ácidos – como laranja e abacaxi, ricos em vitamina C -, pois eles deixam os dentes mais porosos. Uma opção é fazer bochecho com água para neutralizar o ácido após a ingestão. Ela não aconselha a escovação imediata, pois o atrito da escova com o esmalte fará com que o dente se desgaste ainda mais.

 

  • Água – Consumir água é importante porque elimina detritos, açúcares e ácidos. Além disso, a água das grandes cidades é fluoretada, o que reforça a resistência do esmalte do dente.

 

  • Alimentos crus – A força feita para mastigar alimentos crus sustentam os dentes mais fortes, garantindo firmeza a eles. Neste caso, outros alimentos difíceis de mastigar, como a carne e maça, também ajudam.

 

  • Leite e derivados – Neste caso, o que é essencial é o consumo de cálcio, pois o nutriente é parte da composição dos dentes e, em níveis adequados, garante uma boa saúde e formação dentária. Outra fonte de cálcio são as folhas verdes escuras, como a couve.

leite

 

  • Alimentos ricos em fibras – Além de contribuir para a saúde gastrointestinal, estes alimentos promovem a autolimpeza dos dentes, evitando a formação de placa bacteriana – causadora de cáries e gengivite.

 

  • Vitamina D – A vitamina D aumenta a eficiência da absorção intestinal de cálcio em até 40% e a de fósforo em 80%. Ela também ajuda na fixação do cálcio nas bases ósseas e dentárias.

 

  • Chiclete sem açúcar – Mascar chicletes sem açúcar entre as refeições estimula a formação de saliva, o que contribui para a limpeza dos dentes. Eles podem se tornam ainda mais valiosos quando providas do xilitol (veja o rótulo), um adoçante que ajuda o processo de remineralização dentária e contribui para a longevidade e a proteção dos dentes.

 

Dúvidas?

Envie um email para pergunte@dentalgold.com.br  que um de nossos dentistas irá lhe responder.
Fonte: Yahoo

Copyright 2018. Todos os direitos reservados.